Gestão da Qualidade: Registro de Não Conformidade – RNC

rnc_strave

Para garantir a qualidade esperada nos processos e produtos de sua empresa, existe uma ferramenta de controle da Gestão da Qualidade chamada “Registro de Não Conformidade”, ou RNC. Essa ferramenta registra todos os desvios ocorridos na produção, nos processos, nos produtos ou serviços de sua empresa, é uma ferramenta básica que indicará onde estão os pontos fracos de sua empresa, no que se refere à excelência, à qualidade esperada pelos gestores e pelos clientes.

O RNC (Registro de Não Conformidade) é um checklist, uma lista de verificação que é definida pelos gestores. Nesta lista devem constar pelo menos as seguintes informações.

Composição do RNC – Registro de Não Conformidade

  • Nome da Não Conformidade

  • Código da Não Conformidade

  • Centro de Trabalho (Setor da empresa)

  • Recurso (seria a máquina ou equipamento localizado no setor acima, alvo de verificação)

  • Ordem (A Ordem de Produção é o número que traz informações geralmente do setor industrial, como: produto em fabricação, quantidade, data de entrega, cliente,etc)

  • Operação (em uma Ordem de Produção podem existir várias Operações. O conjunto de Operações chama-se “Roteiro de Produção”, que tem como objetivo identificar todas as tarefas que precisam ser realizadas na fabricação de um produto)

  • Produto

  • Unidade de Medida (pode ser tamanho, peso, densidade, etc)

  • Quantidade não conforme (pode ser em unidades, pacotes, caixas, fardos, etc)

  • Tipo de Não Conformidade (pode ser diferença na coloração, mistura heterogênea, produto envasado com quantidade menor ou maior do que a especificação na embalagem, medida fora do padrão, peso fora do padrão, etc)

  • Causa da Não Conformidade (pode ser matéria prima de baixa qualidade, defeito em uma peça do equipamento, erro humano, etc)

  • Responsável pela Não Conformidade (nome do funcionário que teve papel fundamental para que a Não Conformidade fosse gerada)

  • Prejuízo Apurado (caso seja possível medir monetariamente o valor do prejuízo, ficará mais nítido quanto que a empresa pode deixar de desperdiçar se seguir as melhorias propostas pela equipe da gestão de qualidade)

  • Resolução da Não Conformidade (é a destinação que aquele produto com defeito terá, ou seja, se será retrabalhado, usado no estado ou descartado)

  • Detalhamento da Não Conformidade (um campo de texto longo que serve para detalhar mais o problema e compreender melhor todo o cenário)

O Strave  facilita o gerenciamento dos Registros de Não Conformidade proporcionando maior transparência, garantindo que os parâmetros definidos pela empresa sejam cumpridos, evitando extravio de documentos e gerando relatórios e gráficos para um melhor acompanhamento, sendo uma ferramenta imprescindível na tomada de  decisões.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *